Declaração do Imposto de Renda 2025: Documentos Necessários para a Elaboração

A Declaração do Imposto de Renda é um dos compromissos fiscais mais importantes para os contribuintes brasileiros. Para evitar problemas com o Fisco e garantir uma entrega correta, é essencial reunir todos os documentos necessários com antecedência.

Em 2025, o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) começa no dia 15 de março e se encerra em 30 de maio. Apesar do prazo ampliado em relação a anos anteriores, o tempo para organizar e elaborar a declaração ainda é curto. Por isso, antecipar-se e separar a documentação o quanto antes é fundamental para evitar erros que possam levar sua declaração à malha fiscal.

Para facilitar esse processo, preparamos um checklist com os principais documentos que você precisa reunir antes de enviar a sua Declaração de Imposto de Renda 2025.

Documentos Necessários para a Declaração do Imposto de Renda

Documentos do Titular e Dependentes

  • Última declaração do Imposto de Renda entregue (caso seja o primeiro ano que faremos a sua declaração);
  • Informe de rendimentos da(s) fonte(s) pagadora(s) (empregadores, empresas, autônomos, etc.); Informe de rendimentos do INSS, se houver recebimento de aposentadoria ou pensão;
  • Informe de rendimentos financeiros, disponibilizado pelos bancos (verifique nos aplicativos bancários ou solicite ao seu gerente);
  • Informe de transações na bolsa de valores, emitido pela sua corretora de investimentos;
  • Notas fiscais, contratos e recibos de compra e venda de bens adquiridos em 2024 (imóveis, terrenos, veículos, etc.);
  • CPF de todos os dependentes (obrigatório, independentemente da idade).

Comprovação de Receitas e Pagamentos

  • Livro Caixa e Carnê-Leão, caso seja profissional autônomo/liberal ;
  • Comprovantes de honorários pagos a advogados;
  • Notas fiscais ou recibos de despesas médicas e odontológicas (incluindo fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde);
  • Informes de reembolsos médicos e assistenciais pagos por seguradoras ou planos de saúde;
  • Comprovantes de despesas com educação, como mensalidades de escolas, faculdades e pós-graduações.

Documentos de Patrimônio

  • Para imóveis: Número do IPTU, data de aquisição, endereço, metragem, matrícula e cartório de registro;
  • Para veículos: Número do RENAVAM.
  • Notas fiscais ou recibos de despesas médicas e odontológicas (incluindo fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde);
  • Informes de reembolsos médicos e assistenciais pagos por seguradoras ou planos de saúde;
  • Comprovantes de despesas com educação, como mensalidades de escolas, faculdades e pós-graduações.

O ideal é reunir esses documentos o quanto antes para evitar correrias de última hora e possíveis inconsistências que possam gerar problemas com a Receita Federal.

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Sobre o Autor

Fabiano S. Borsatto é contador, doutor em Administração de Pequenas Empresas, pós-graduado em Controladoria e Finanças, empreendedor e especialista em gestão contábil e financeira para a micro e pequena empresas.